terça-feira, 30 de outubro de 2012

Madre Paulina



SANTUÁRIO SANTA PAULINA
NOVA TRENTO - SC


Quando se hospedar em Bombinhas não esqueça de conhecer o Santuário Santa Madre Paulina, fica  km de Bombinhas e é uma excelente opção de turismo religioso.
SANTA PAULINA - UMA SANTA PARA O NOSSO TEMPO
Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, norte da Itália recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Era a segunda filha de Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezzer.
Imigrante italiana radicada no Brasil desde os nove anos de idade, Santa Paulina adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos.
Imigrou para o Brasil, juntamente com seus pais, seus irmãos e outras famílias da região Trentina, no ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo - Nova Trento - Santa Catarina - Brasil. Em 1887 faleceu sua mãe e Amábile cuidou da família até o pai contrair novo casamento. Desde pequena ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social.
Aos 12 de julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cuidando de Angela Viviani, em fase terminal de câncer, num casebre doado por Beniamino Gallotti. Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se a ela mais uma entusiasta de ideal: Teresa Anna Maule.
Em 1894 o trio fundacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição transferiu-se para a cidade de Nova Trento. Receberam em doação o terreno e a casa de madeira dos generosos benfeitores: João Valle e Francisco Sgrott, hoje um centro de encontros.

Santuário: um pouco da História
A partir do dia 18 de outubro de 1991, após a beatificação de Madre Paulina, pelo Papa Joao Paulo II, por ocasião da sua segunda visita ao Brasil, peregrinos de todo o país começaram a visitar o bairro de Vígolo em Nova Trento, terra onde Santa Paulina começou a obra da Imaculada. Ora, com o fluxo cada dia maior de pessoas, a infraestrutura tornou-se uma exigência básica.
Em outubro de 2003 teve início as obras de terraplenagem. O Santuário foi construído em 926 dias, sem nenhum acidente, sendo dedicado à Santa Paulina, no dia 22 de janeiro de 2006.
Casebre
O Casebre
Foi construído em 1988. Neste local, Amábile (Madre Paulina) e Virgínia acolheram e cuidaram de Ângela Viviani.
Além do mobiliário da época, encontra-se neste lugar documentos do nascimento, batismo, crisma de Santa Paulina, bem como a certidão de casamento de seus pais e a foto da casa onde nasceu em VígoloVattaro - Trentino Alto Ádige - Itália.
Capela das Irmãs
Capela das Irmãs

Construída no local onde se encontrava o antigo Casebre, início da obra da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Aqui ocorreu a primeira oração comunitária a São José. Aqui o grão de trigo foi plantado, morreu, cresceu, frutificou. O Casebre com o tempo foi transformado em capelinha e recebeu em um painel, a pintura da cena de Santa Paulina junto a doente. A placa comemorativa traz os dizeres: Aqui morreu a cancerosa e nasceu a Congregação. 
Casa do Colono
Casa do Colono

Duas casas rústicas de madeira, cujo mobiliário é composto de utensílios, que Santa Paulina e também os imigrantes italianos usavam em suas casas. O objetivo é conservar a memória dos antepassados, seus costumes e sua maneira de viver, incluindo Santa Paulina e as primeiras Irmãs. 

Casa das Graças
Casa das Graças

Inaugurada a 10 de julho de 2011, com 373 m², o espaço que lembra a arquitetura do Santuário, acolhe os objetos da beatificação, da canonização e os ex-votos dos peregrinos. Lugar de lembrança, do louvor, da gratidão, do testemunho de quem experimentou a grandeza e o amor de nosso Deus, pela fé e perseverança, por meio de uma graça. 

Capela Nossa Senhora de Lourdes
Capela Nossa Senhora de Lourdes

No período de 1876 a 1879, foi construída pelos moradores da localidade, a capela de São Jorge. No ano de 1888, chegou da França a imagem da Virgem de Lourdes, que ficou na Igreja de Nova Trento até o dia 11 de fevereiro de 1889. "Em 11 de fevereiro de 1890, depois de um tríduo de preparação inaugura-se a Gruta e colocaram nela a Imagem da Virgem Imaculada de Lourdes" (Cf. Madre Doroteia, Ic. P.22). No dia 19 de outubro do ano de 1991, um dia após a beatificação de Madre Paulina, é colocada a imagem da beata, e o lugar histórico passa a receber muitos romeiros que chegavam a Vígolo para agradecer a Deus pela intercessão de Madre Paulina e para fazer seus pedidos.


Museu da Seda
Museu de Seda

Próximo do último estacionamento e nos fundos das lojas, há uma réplica da fábrica de seda que Santa Paulina com suas companheiras construíram e trabalharam, encontrando neste empreendimento, condições de empregar muitas famílias e manter a obra que estava apenas iniciando. Esta fábrica sustentou a Congregação por mais de 20 anos, ganhando inclusive menções honrosas, sendo uma de reconhecimento internacional, pela qualidade da seda produzida. 

Cenário mecanizado
Cenário Vivo da Vida de Santa Paulina

Dirigindo-se para dentro do portal que dá acesso à Colina Madre Paulina, o peregrino poderá conhecer um cenário mecanizado, da vida de Santa Paulina, desde sua infância até a canonização. 


Praça da Glorificação
Praça da Glorificação
Esta praça é assim chamada porque compõe a cruz da beatificação, a nova Casa das Graças e a Capela da Canonização.  


Caramanchão
Caramanchão

No dia 08 de março de 2001, teve inicio a construção de uma estrutura para fixar quatro painéis, trazendo o desenho da infância de Jesus em azulejo, contemplando o marco do Jubileu que representa o nascimento de Jesus.

Marco do Milênio
Marco do Milênio

No dia 08 de março de 2001 teve inicio a construção de uma estrutura para fixar quatro painéis, trazendo o desenho da infância de Jesus em azulejo, contemplando o marco do Jubileu que representa o nascimento de Jesus. A partir de 1990, com as comemorações do 1º Centenário da Congregação, iniciaram-se a construção de vários marcos, para lembrar os fatos históricos. Com este projeto surgiu o desejo de construir um monumento para lembrar o nascimento de Jesus, com símbolos do Natal.

Cruz da beatificação
Cruz da Beatificação

Com 12 metros de altura, essa cruz é uma réplica da cruz erguida em Florianópolis, na Praça da Beatificação, em 18 de outubro de 1991, quando Madre Paulina foi beatificada pelo Papa João Paulo II, por ocasião da sua segunda visita ao Brasil.

Ermida Santa Paulina
Ermida Santa Paulina

Inaugurada a 19 de maio de 2002, dia da canonização de Santa Paulina. Tem o formato de uma cruz e as paredes erguem-se como mãos em oração, encimadas pela cruz. No seu interior, o peregrino pode desfrutar de paz, acompanhada do som de um fio de água que corre naturalmente. Um lugar de memória, para orar e contemplar a grandeza de Deus.

Recanto Anjo da Guarda
Anjo da Guarda

Ao lado do bambuzal, na direção do Santuário, atrás do restaurante e após o lago das aves, há um recanto para as crianças, com água, e o Oratório do Anjo da Guarda. Neste local ficava o moinho onde Amábile e Virgínia faziam o fubá e partilhavam o sonho de viverem para Deus e ajudar as pessoas que precisassem delas.

Cruzeiro
Cruzeiro

Retornando do Recanto do Anjo da Guarda, subindo á direita, no meio da vegetação, próximo à cascata que dá acesso ao Oratório de Nossa Senhora de Aparecida, vê-se uma cruz num pedestal de 3.30m de altura, por 2,10 largura, em ferro maciço e cristal, doado por um devoto. Representa a paixão e ressurreição de Cristo.



Cascata do Santuário
Cascata

Mais um local dentro do espaço ecológico do Santuário, onde se pode contemplar a exuberância da natureza.





Velários
Velários 

Ao lado do Museu Colonial, no Oratório de Nossa Senhora Aparecida e da Ermida, o peregrino encontra velários, para a realização e cumprimento da sua promessa.




Trilha Mariana do Santuário
Trilha Mariana

As matas que embelezam o Santuário trazem consigo uma riqueza imensa de fauna e flora. Várias nascentes de água correm o ano inteiro de forma generosa e cristalina. Ao lado da Casa das graças, atravessando a rua e ao fundo de umgrande estacionamento, chega-se a entrada da Trilha Mariana, inaugurada em 9 de fevereiro de 2009. O Poço da Samaritana dá acesso a trilha. São cerca de 80 metros dentro da mata á beira de um fio de água que desce da gruta. Ao longo do caminho, painéis em azulejo dos títulos mais conhecidos de Nossa Senhora pelo mundo. Chegando na gruta, o peregrino avista a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e Bernadete. O silêncio é rompido apenas por um fio de água deslizando nas pedras e o canto dos pássaros. Um convite à experiência, contemplação e à oração.(Acesso ao calvário pela esquerda)

Calvário
Calvário

Em 6 de abril de 2007, o novo calvário foi inaugurado, o que antes era apenas uma plantação de mandioca torna-se um belo local para contemplar e rezar com a Cruz de Cristo. Neste lugar, todos os anos, na Sexta-feira Santa, pela manhã, os peregrinos e devotos realizam a via sacra.
O primeiro calvário com estátuas em tamanho natural e as quinze estações da Via-Sacra foi erguido no local onde hoje se encontra o Santuário Santa Paulina. Com a ordem de construir o novo Santuário, foi preciso retirar o monumento do local e encontrar um novo espaço.

Oratório de Nossa Senhora Aparecida
Oratório Nossa Senhora Aparecida

Após percorrer a trilha e chegar a cascata, à direita encontra-se o Oratório de Nossa Senhora Aparecida, que lembra o 1º centenário da sua coroação como padroeira do Brasil, em 2004. É também o marco da 1ª peregrinação da Arquidiocese de Florianópolis ao Santuário. O oratório está localizado em uma pequena ilha oval, ladeada de árvores e flores. A imagem foi oferecida como presente por nosso Arcebispo Dom Murilo Krieger, que a trouxe do Santuário Nacional de Aparecida - São Paulo, e a entronizou pessoalmente no nicho, no dia 1º de agosto de 2004.
Monumento Casa Paterna
Monumento à casa paterna

O monumento com a imagem da Virgem de Lourdes e o busto de bronze de Santa Paulina foi erguido em 1965, para comemorar o seu primeiro centenário do nascimento (1865-1965). Ao lado deste monumento há um oratório em honra a Nossa Senhora. Neste local a santa viveu com seus pais, até o momento em que tomou para si, os cuidados de Angela Viviani, em 12 de julho de 1890, data que deu origem à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Bondinhos Aéreos Parque Colina
Bondinhos Aéreos Parque Colina é mais uma atração do Santuário Santa Paulina

Desde setembro de 2011, o Santuário Santa Paulina conta com uma atração especial: os Bondinhos Aéreos Parque Colina, o terceiro empreendimento turístico de teleférico do Brasil e o segundo de Santa Catarina. Os dois conjuntos de bondinhos aéreos fazem a ligação do Santuário Santa Paulina com o Morro da Colina, num percurso de 440 metros, em meio à natureza.  
Fonte: www.santuariosantapaulina.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário